quinta-feira, 11 de julho de 2013

Keep Calm... a História # Keep Calm... the History

Na primavera de 1939, época em que a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, o governo inglês decidiu imprimir cartazes para acalmar a população imersa em territórios tomados pelo conflito. A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do Rei George VI, à frente do país na época. Três versões foram enviadas à gráfica.
Na primeira, as letras elegantes, a coroa e a frase: “A sua coragem, a sua alegria e a sua determinação vão nos trazer a vitória.”


Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força.”


Os dois primeiros cartazes foram distribuídos em Setembro do mesmo ano e rapidamente invadiram paredes e janelas de lojas e carruagens de comboios. A terceira versão é aquela que já conheces. Mas os ingleses da época da guerra nunca tiveram oportunidade de vê-lo. O cartaz com a frase “Keep calm and carry on” foi guardado para ser exposto apenas numa situação de crise ou de invasão e acabou por não ser lançado.
Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o cartaz caiu na boca do povo. Ele estava numa livraria na costa nordeste da Inglaterra no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona da livraria emoldurou-o e pendurou-o na parede do estabelecimento. O cartaz fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.
Mas porque é que é tão difundida? Talvez pelo conselho sensato, pelo design simples, pela mensagem universal. Trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente.

 #

In the spring of 1939, a time when Britain joined the Allied troops to confront the German army during the Second World War, the British government decided to print posters to calm the population immersed in territories taken by the conflict. The idea was to print three posters to follow the same design pattern: two colors, a phrase printed with an elegant font and a drawing of the crown of King George VI, who reigned the country at the time. Three versions were sent to the printer.
The first, with elegant letters, the crown and the phrase: “Your courage, your cheerfulness and your resolution will bring us victory.”

The second, with the same design and the message: “Freedom is in peril. Defend it with all your might.”

The first two posters were distributed in September of the same year and quickly stormed the walls and windows of shops and train cars. The third version is the one you already know. But the British wartime never had the opportunity to see it. The poster with the phrase “Keep calm and carry on” was kept to be exposed only in a situation of crisis or invasion and so it was not released.
It was not until 2000, 61 years after being printed, that the poster fell on everyone's lips. It was in a used bookstore on the northeast coast of England in the middle of dusty books. When it was found, the owner of the bookstore framed and hunged it on the wall of the establishment. The poster was so popular among customers that the owners decided to print copies of the image and sell them. It was then that the phrase began to win the world.
But why is it so widespread? Perhaps the sensible advice, the simple design, the universal message. It is a historical voice that offers a simple and heartfelt message to inspire people to overcome difficult times. It is na advice that never gets old: keep calm and carry on.

Sem comentários:

Enviar um comentário