Na primavera de 1939, época em que a Inglaterra se juntou às
tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra
Mundial, o governo inglês decidiu imprimir cartazes para acalmar a população
imersa em territórios tomados pelo conflito. A ideia era imprimir três cartazes
que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte
elegante e um desenho da coroa do Rei George VI, à frente do país na época.
Três versões foram enviadas à gráfica.
Na primeira, as letras elegantes, a coroa e a frase: “A sua
coragem, a sua alegria e a sua determinação vão nos trazer a vitória.”
Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está
em perigo. Defenda-a com toda a sua força.”
Os dois primeiros cartazes foram distribuídos em Setembro do
mesmo ano e rapidamente invadiram paredes e janelas de lojas e carruagens de
comboios. A terceira versão é aquela que já conheces. Mas os ingleses da época
da guerra nunca tiveram oportunidade de vê-lo. O cartaz com a frase “Keep calm
and carry on” foi guardado para ser exposto apenas numa situação de crise ou de
invasão e acabou por não ser lançado.
Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o cartaz
caiu na boca do povo. Ele estava numa livraria na costa nordeste da Inglaterra
no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona da livraria emoldurou-o
e pendurou-o na parede do estabelecimento. O cartaz fez tanto sucesso entre os
clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las.
Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.
Mas porque é que é tão difundida? Talvez pelo conselho
sensato, pelo design simples, pela mensagem universal. Trata-se de uma voz
histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população
a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo
e siga em frente.
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In the spring of 1939, a time when Britain joined the Allied
troops to confront the German army during the Second World War, the British
government decided to print posters to calm the population immersed in
territories taken by the conflict. The idea was to print three posters to
follow the same design pattern: two colors, a phrase printed with an elegant
font and a drawing of the crown of King George VI, who reigned the country at
the time. Three versions were sent to the printer.
The first, with elegant letters, the crown and the phrase:
“Your courage, your cheerfulness and your resolution will bring us victory.”
The second, with the same design and the message: “Freedom is
in peril. Defend it with all your might.”
The first two posters were distributed in September of the
same year and quickly stormed the walls and windows of shops and train cars.
The third version is the one you already know. But the British wartime never
had the opportunity to see it. The poster with the phrase “Keep calm and carry
on” was kept to be exposed only in a situation of crisis or invasion and so it was
not released.
It was not until 2000, 61 years after being printed, that the
poster fell on everyone's lips. It was in a used bookstore on the northeast
coast of England in the middle of dusty books. When it was found, the owner of
the bookstore framed and hunged it on the wall of the establishment. The poster
was so popular among customers that the owners decided to print copies of the
image and sell them. It was then that the phrase began to win the world.
But why is it so widespread? Perhaps the sensible advice, the simple
design, the universal message. It is a historical voice that offers a simple
and heartfelt message to inspire people to overcome difficult times. It is na advice
that never gets old: keep calm and carry on.
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