terça-feira, 4 de outubro de 2016

Sê Sempre Vigilante # Always Be Watchful


Parece-me que quando me sinto mais próximo de Cristo e tudo está a ir bem é quando deveria ser mais cauteloso. Deveria chamar reforços para proteger as minhas costas e manter a minha cabeça atenta para garantir que estou a prever um ataque de todas as direcções. Infelizmente, para a maioria de nós este não é o nosso curso típico de acção. Tendemos a baixar a guarda ainda mais porque abraçamos uma falsa sensação de segurança por causa da sensação de estamos perto de Deus (Romanos 7:21 – Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.)

Este sentimento de proximidade com Deus pode ser verdadeira, mas a crença de que não podes ou não vais tropeçar em pecado é claramente errada. Acho que é nestas situações que me deparo com vários obstáculos no meu caminho e acabo por tropeçar em, pelo menos, um deles. Poderia facilmente ter visto os obstáculos e evitar a queda, mas estava demasiado preso no quão bom tudo estava com o meu relacionamento com Cristo. Deixar de manter pelo menos um olho atento no final custou-me exactamente a coisa que eu sentia que estava a ir tão bem, a minha proximidade com Cristo.

Até mesmo os mais atentos entre nós vão acabar por bater com o dedão do pé de vez em quando, porque somos humanos, portanto, pecadores e ficamos aquém da glória de Deus. Contudo, podemos ter conforto em saber que todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo têm experiências semelhantes, e sofrem uma vez ou outra com o fracasso de não ficarem vigilantes em todos os momentos. Mesmo que todos fiquemos aquém uma vez ou outra ao longo da nossa vida, é importante ouvir as palavras de Pedro e tentar sempre "Sede sóbrios, vigiai." A nossa próxima queda poderá estar mais perto do que pensamos.

~ 1 Pedro 5:8-9

 #

It seems to me that when I feel closest to Christ and everything is going well is when I should be the most cautious. I should call in for reinforcements to cover my rear and keep my head on a swivel to assure I am looking out for an attack in every direction. Unfortunately, for most of us that’s not our typical course of action. We tend to let our guard down further because we embrace a false sense of security because of the feeling that we are close to God (see Romans 7:21 – So I find it to be a law that when I want to do right, evil lies close at hand.)

This sense of closeness to God can be genuine, but the belief that you can’t or won’t stumble into sin is clearly flawed. I find that it is in these situations that I run into multiple stumbling blocks in my path and I end up tripping on at least one of them. I could have easily spotted the obstacles and avoided the fall but was too caught up in how good everything was in my relationship with Christ. Failing to keep at least one eye on the lookout in end cost me the very thing that I felt was going so well, my closeness to Christ.

Now even the most vigilant among us are going to stub their toe once in awhile because we are human, therefore sinners and fall short of the Glory of God. Therefore we can take comfort in knowing that all of our brothers and sisters in Christ have similar experiences and suffer at one time or another from failure to stay on watch at all times. Even though we will all fall short at one time or another throughout our life, it is important to head Peter’s words and always try to "Be sober-minded; be watchful." Our next fall could be closer than we think.

~ 1 Peter 5:8-9

Sem comentários:

Enviar um comentário